No primeiro texto da coluna Atrás das Cartas, tratamos da primeira cena exibida em House of Cards, na qual Frank sacrifica o cachorro acidentado com as próprias mãos. Naquele instante, recebemos um primeiro conceito em mãos, a promessa que um autor faz para os espectadores.

A promessa é chave para entendermos o olhar dos autores, um valor que guia a história, mas ela não a inicia de fato. Ao evento que serve como ponto de partida, damos o nome de incidente incitante. Sempre trabalharei acontecimentos da história pelo termo “eventos”.

Podemos trabalhar esse incidente sob muitas lentes, focando um episódio, um conjunto destes, uma temporada completa ou toda a série. Entender esse exato ponto de partida nos ajuda a compreender a direção tomada, as motivações dos personagens, quando um plano falhou ou estamos sendo”enganados” pelo roteiro.

O incidente incitante de House of Cards acontece na reunião entre Frank e Linda Vasquez, na qual esta anuncia a quebra da promessa de Walker. Underwood não assumiria o cargo de Secretário de Estado combinado, em tese por sua competência como líder da maioria na Câmara.

O que o evento provoca? A quebra do equilíbrio, da estabilidade. O personagem de Kevin Spacey segue um caminho rumo ao cargo prometido enquanto somos apresentados à história. Não sabemos os percalços desse caminho, mas não importa. Sua vida está estável.

Repare que na cena do cachorro, ou na festa da vitória de Walker, temos apenas contextualização. Recebemos rapidamente informações que serão relevantes no futuro, estabelecemos nossa relação de quebra da quarta parede com Frank; contudo, ainda não temos uma história. É na quebra promovida por Walker que o protagonista perde o chão. Como diz o autor Robert Mckee em Story, ocorre um desarranjo radical no equilíbrio de forças na vida do protagonista.
A partir desse evento, Frank vive um conflito capaz de redefinir suas motivações e objetivos. A partir desse incidente incitante, começa House of Cards.

Atenção: se você ainda não assistiu ao primeiro episódio da quarta temporada, o exemplo abaixo pode conter spoilers sobre o enredo.

Exemplo:

Limitando a análise à quarta temporada para um novo exemplo, temos seu incidente incitante na partida de Claire, deixando Frank durante a campanha presidencial – a cena que compõe o fim da terceira temporada e o início da nova simultaneamente. Você pode ver exemplos de outras histórias aqui.

Desafio:

Agora deixo para você. Qual o incidente incitante da segunda temporada? E da terceira? Conversamos nos comentários!

Anúncios