Esse texto contém spoilers da quinta temporada de House of Cards.

“Eles se reúnem para procurar Deus entre os galhos de árvores magníficas. Eles comem juntos, mijam lado a lado e trincham o mundo como se fosse o assado de domingo. Aqui é onde se encontra o poder real.”

Frank Underwood, capítulo 60.

Faltam poucos dias para o resultado da eleição presidencial. Frank decide deixar os últimos eventos da campanha de lado para participar de um retiro nos Campos Elíseos, que faz referência um lugar que existe na vida real: o Bohemian Grove. Para participar desse seleto grupo, que reúne empresários, políticos, acadêmicos e donos de veículos de comunicação, é necessário ter um convite (ou que o interessado se convite), não ser presidente e nem do sexo feminino. É durante esta reunião que Underwood consegue uma informação que é decisiva para que ele vire a mesa e ganhe a eleição.

screen-shot-2017-06-03-at-11-09-13-pm
Frank apresentando os Campos Elíseos para o espectador

Os Campos Elíseos representavam o lugar de destino dos bem-aventurados, era o paraíso, segundo a mitologia grega. Segundo Virgílio, os Campos Elíseos situavam-se debaixo da terra, porém Homero dizia que os homens abençoados não precisavam morrer, iam para o paraíso vivos. Nesse caso os Campos Elíseos se localizavam no extremo ocidente, uma terra maravilhosa que nunca chovia, nunca nevava, nem fazia frio e nem calor.

Fonte: http://brasilescola.uol.com.br

O acampamento Bohemian Grove, fundado em 1872 por jornalistas, artistas e músicos, é realizado nos meses de julho no norte da Califórnia. Alex Singer, porta-voz do clube, alega que o encontro, que dura duas semanas e é fechado à imprensa, é apenas uma reunião em que os sócios e seus convidados aproveitam a natureza e atividades culturais como concertos, peças de teatro, recitais e palestras sobre assuntos da atualidade. A coruja, símbolo de sabedoria, é o talismã dos membros do grupo. Já na série da Netflix o mascote é um corvo.

2017-06-05-house-of-cards01
Meet Your New Daddy: Frank faz um discurso memorável nos Campos Elíseos

Alex Jones, fundador da Infowars, se infiltrou no Bohemian Grove em 2000 e trouxe à tona o que acontece no misterioso acampamento. O rigoroso esquema de segurança e sigilo do encontro alimentam uma série de teorias da conspiração. Os “bohos”, como são apelidados os sócios do clube, são acusados de celebrar rituais pagãos com conotações satânicas, além de planejarem a implementação de uma Nova Ordem Mundial. Reza a lenda que o Projeto Manhattan, que levou à criação da bomba atômica, nasceu no Bohemian Grove, durante o acampamento de 1942.

owl_grove
O Bohemian Grove

Os multimilionários William Randolph Hearst e David Rockefeller, os ex-presidentes Ronald Reagan, George Bush e seu filho George W. Bush, o diplomata Henry Kissinger, o vice-presidente do governo de Bush Filho, Dick Cheney, o 13º Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, o ex-general do Exército americano Stanley McChristal, o famoso comediante Conan O’Brien, o ex-presidente da Universidade de Stanford, John Hennessey, o ex-presidente da Intel, Paul Otellini, e o ex-presidente boliviano Jorge Quiroga são algumas figuras de destaque que já passaram pelo Bohemian Grove.

bohemiangrove
Reunião com os ex-presidente Ronald Reagan (dir.) e Richard Nixon (esq.), sentados

Professor de sociologia política da Universidade de Sonoma, Peter Phillips, pesquisa sobre o Bohemian Club há mais de 20 anos. Ele, que entrevistou muitos membros para sua tese de doutorado, acabou convidado a passar vários dias no acampamento de verão do grupo. Phillips revelou para a BBC que o clube possui entre 2.500 e 3 mil sócios, sendo necessário desembolsar a quantia de US$ 25 mil (R$ 56 mil) para ingressar nessa elite, que conta com uma lista de espera pode durar entre 15 e 20 anos. Os organizadores começam a aceitar a participação de empresários com o passar do tempo para financiar as atividades culturais.

OUTRAS CURIOSIDADES SOBRE O BOHEMIAN CLUB

Os participantes são divididos em cerca de 120 acampamentos, que vão desde chalés confortáveis até alojamentos mais simples, com banheiros e chuveiros compartilhados;

Existem três teatros ao ar livre, um restaurante, um pequeno museu de história natural e mais de cem pianos;

Há muita bebida o tempo todo e a preferência por urinar ao ar livre, nas árvores;

No primeiro fim de semana do acampamento acontece a “Queima das Preocupações”, ritual em que  um grupo de homens segurando tochas e vestidos com togas e com as cabeças cobertas coloca fogo em uma efígie coberta por um manto diante de uma estátua de uma coruja com mais de 12 metros de altura;

A encenação representa a morte das angústias mundanas, uma espécie de libertação daquilo que preocupa somente os tolos. A efigie queimada diante da coruja simboliza o homem comum e ignorante que se preocupa demais sendo liberto pelo conhecimento;

Funcionários do acampamento relataram que muitos participantes gostam de se fantasiar  de mulher – principalmente para interpretar papéis femininos nas peças.

“O Bohemian Grove, o qual eu frequento de tempos em tempos… É a coisa mais maldita de efeminada que você possa imaginar…”, declarou o ex-presidente Richard Nixon.

LEIA TAMBÉM: “Tragédia comum, chegue ao fim!”