A situação de Kevin Spacey se agravou ainda mais. O ator foi acusado novamente de assédio e abuso sexual nesta quinta-feira (02/11), mas desta vez as acusações partiram de profissionais que trabalham ou trabalharam com ele em House of Cards.

Um assistente de produção da série, que não quis se identificar, relatou ao site da CNN que o ator abusou sexualmente dele durante as gravações de uma das primeiras temporadas da série, quando ele foi designado a levar Kevin de carro até o set de filmagem. Quando se aproximaram local de gravação, Spacey teria colocado a mão dentro das calças dele.

“Fiquei em estado de choque”, disse a pessoa. “Ele é um homem muito poderoso e eu era alguém que estava num nível muito baixo na organização”, complementou. Ao chegarem no set, Spacey encurralou o rapaz novamente. “Eu disse: ‘Acho que não estou ok com isso, não me sinto confortável com isso’”, contou o funcionário. O ator foi embora e não voltou mais para trabalhar naquele dia.

Outros sete membros da equipe confirmaram a versão do assistente de produção. Eles contam que Spacey tocava funcionários, geralmente homens, sem sua permissão.

“Não tenho dúvidas de que esse tipo de comportamento predatório era rotina para ele e que minha experiência era só mais uma de muitas e que Kevin não tinha escrúpulos de explorar seu status e posição”, disse o rapaz. “Era um ambiente tóxico para jovens rapazes que tinham que interagir com ele”, acrescentou.

Uma pessoa que trabalhou em todas as temporadas de House of Cards afirma que era constantemente assediada por Spacey. “Ele vinha e massageava meus ombros por trás ou me abraçava ou tocava a minha barriga de um jeito estranho, que não seria apropriado no dia a dia”, disse o rapaz.

Procurada pela CNN, a Netflix afirmou que “acabou de ficar sabendo de um incidente, cinco anos atrás, que disseram que foi resolvido. Na terça-feira, em colaboração com a produtora Media Rights Capital (MRC), nós suspendemos a produção [da sexta temporada], sabendo que Kevin Spacey não deveria voltar a trabalhar até a quarta. A Netflix não sabe de outros incidentes envolvendo Kevin Spacey no set. Nós continuamos a colaborar com a MRC e ouros parceiros de produção para manter um ambiente de trabalho seguro e respeitoso. Nós vamos continuar a trabalhar com a MRC durante esse hiato para avaliar nosso caminho a seguir.”

Já a MRC informou que implementou uma linha segura e anônima para receber reclamações, além de disponibilizar gestores de crise e assessores jurídicos especializados em assédio sexual para atender funcionários da produção. A empresa contou também que recebeu uma reclamação sobre o comportamento de Spacey em 2012, mas que o assunto foi resolvido internamente e que, desde então, não ficou sabendo de mais nenhum caso envolvendo o ator.

A CNN tentou contato com Kevin Spacey, que não se pronunciou.